O que é uma minaudière?

02 agosto 2011 Categories: DIRETO DOS NOSSOS ARQUIVOS ...., história da moda, nossa seleção por Comentários desativados

Já mostramos aqui as bolsas para maquiagem (vanity case) usadas pelas mulheres da década de 20. Mas nessa época as mulheres, até como símbolo de independência, inspiradas nas divas do cinama, começavam a fumar. Daí a criação, pela índústria, das piteiras e das cigarreiras como acessórios fashions, muitas vezes criados por joalherias como Van Cleef & Arpels, Cartier e Boucheron.

E foi dentro desse contexto que foi criada a minaudière.

minaudiere-van-cleef-arpels-comquebolsa

A história que se conta é que na década de 30, Florence Jay Gould, uma cliente da joalheria Van Cleef, usou uma cigarreira como bolsa, o que inspirou Charles Arpels a criar uma caixa retangular, feita de metal, com compartimentos para maquiagem e cigarros, que passou a ser conhecida como minaudière. A palavra, em francês, significa “dengosa” e a nova bolsa de mão foi batizada com esse nome em homenagem a Estelle Arpels, esposa de Alfred Van Cleef, fundador da Joalheria.

E assim como é o ciclo da moda atualmente, foi na década de 30: várias joalherias copiaram a minaudière da Van Cleef e depois as empresas de maquiagem produziram minaudières com materiais de valores mais acessíveis, o que levou a popularização desse tipo de bolsa: uma pequena caixa retangular rígida. Aqui a minaudière Berlingot, da Louis Vuitton.

Tags:

Comments are closed.