Museu da bolsa na Coreia – Simone Handbag Museum

18 julho 2012 Categories: história da moda por Comentários desativados

Amanhã, 19 de julho, será inaugurado o primeiro museu da Ásia dedicado às bolsas. O “Simone Handbag Museum”, que tem como curadora Judith Clark (prossefora de moda e autora do livro (6) que mostra o acervo do museu), faz parte de um prédio chamado de “Bagstage”, construído no formato de uma bolsa de mão.

 Além do museu, o prédio contará com lojas e espaço para workshops, além de ser sede do escritório da empresa Simone, fornecedora de material para marcas como Mark Jacobs, DVK and Coach, e que lançará sua própria linha de bolsas.

Há um video bem interessante mostrando algumas bolsas do acervo do Museu de Bolsas Simone.

museu_da_bolsa_korea_

Na imagem: (1)   Bolsa inglesa de 1580, feita de seda e fios de ouro e prata; (2) Bolsa francesa de 1900 feita de couro e vidro; (3) bolsa Celine, coleção 2012; (4) bolsa Birkin, 1998, (5) bolsa inglesa de 1930 (6) livro com imagens do acervo do museu, (7) manequins que serão utilizados na exposição.

Foram gastos 1 milhão de libras na aquisição de 300 bolsas. A mais cara é uma bolsa birkin vermelha (4), adquirida por 40.000 libras (aqui post que conta a história da bolsa Birkin, da Hermes). A peça mais antiga é uma bolsa feita em 1550 em seda e a última peça é uma bolsa Celine (7), da coleção verão 2012. Entretanto, a coleção do museu não tem enfoque nas “it bags”, fenômeno recente. O museu tem como proposta principal a evolução desse acessório através dos tempos.

O museu também aborda a forma de carregar as bolsas, que é uma característica de cada época. Por exemplo, o hábito de carregar as bolsas na mãos ou nos braços tornou-se popular somente após as mudanças na moda que surgiram com a revolução francesa (aqui e aqui dois posts sobre modos de carregar as bolsas nos tempos atuais)

Outros museus sobre o acessório são o Museu da Bolsa em Amsterdam, que Camila visitou; o “Bata Shoe Museum” em Toronto e o Museu Ferragamo, em Florença. No Brasil, sobre a historia da bolsa, o livro escrito pela professora Dhora Costa.

 Fonte: site do Simone Handbag Museum, TMagazine e Financial Times 

Tomorrow, July 19, will open the first museum in Asia devoted to handbags. THE “Simone Handbag Museum’, which has as a curator Judith Clark (reader in the Field of Fashion and Museology and the author of the book (6) that shows the collection of the museum), is part of a building called “Bagstage”, in the shape of a top handle shopper

Tags:,

Comments are closed.