DELVAUX, UMA DAS MAIS ANTIGAS

09 novembro 2010 Categories: Delvaux, história por 7 Comentários

Hoje nós vamos falar um pouco das bolsas belgas Delvaux, marca criada pelo casal Charles Delvaux e Jeanne-Josèphe em 1829 em Bruxela e que é mais antiga que as também tradicionais Hermès (1837) e Louis Vuiton ( 1854).

Em 2009 o museu de moda MoMu fez uma exposição chamada “Delvaux, 180 ans de Luxe Belge” (Delvaux, 180 anos de luxo belga) em que foram mostradas: a história da marca, que começou fazendo malas de viagem (item que se tornou importante com o surgimento das viagens de trem e de barco originadas em tempos de Revolução Industrial, como descreve Dhora Costa, no seu livro A História das Bolsas, editora Matrix); as celebridades que carregaram uma Delvaux em suas mãos; o processo manual de confecção, feito por artesãos ainda hoje no atelier da Bélgica e da França e os novos tempos com Veronique Branquinho, como diretora criativa da marca.

Alguns dos modelos da marca, depois de 181 anos, começam a ser vendidos nos Estados Unidos, na Barneys New York. Dois deles aparecem na colagem que fizemos:

Nas próximas semanas publicaremos mais curiosidades sobre essa marca.

Tags:

7 respostas para : DELVAUX, UMA DAS MAIS ANTIGAS

  1. Marcelle Esteves disse:

    Chamo atencao para ‘as celebridades que carregaram uma Delvaux em suas mãos’ e como isso influencia a vida das pessoas em grande escala. A pouco, aqui na Australia, ouvi dizer que um empresario estaria trazendo agua de coco para ser vendida aqui.Otima ideia, o verao daqui e insuportavel e praia e agua de coco e um perfect match. Mas o motivo e que naquela semana celebridades como Madonna e outra hollywoodiana (perdoem-me se esqueco o nome!) estavam carregando a sua aguinha de coco na mao. Muitas pessoas aqui vao ingerir agua de coco porque um dia Madonna e Hollywoodana(?) carregavam as suas.Amei a bolsa Brilhante, assim como amo agua de coco. Que todas as celebridades continuem difundindo coisas boas.:)

    • Helena disse:

      Essa marca, assim como LV e Hermès foram criadas na época da Revolução Industrial, quando começou a surgir a economia de escala. E a propaganda é a alma do negócio, não é mesmo? É necessário fazer a roda girar…
      Nos dias atuais uma bolsa dessas traz a idéia de tradição, de destaque dos produtos massificados, feitos em série. No caso da Delvaux cada bolsa tem anotado qual o artesão a confeccionou. Mas talvez ai também esteja a propaganda, a compra de algo exclusivo.

  2. camila disse:

    ACHO MUITO FINO!

  3. Danielle disse:

    Eu acho o blog de vcs muito bom ! Parabéns ! No meu blog ta rolando uma promo muito legal transformação com o Eron do studio W. Passem por lá bjs obrigada http://www.danimaalouli.com.br

  4. Tati Canto disse:

    Tudo a ver com essa tendência de bolsas no estilo pastas…
    lindas!
    Bjs, Tati
    http://loveshoesblog.wordpress.com/
    @loveshoesblog

    • Helena disse:

      Bem clássicas, não é Tati. A marca também tem outros modelos que gostei bastante. Vamos postar algumas fotos mais para frente. bjos