A História das bolsas

01 novembro 2010 Categories: flash, história, notas por 2 Comentários

Sempre interessados na história das bolsas, possuíamos somente livros importados sobre o tema, pois não tínhamos encontrado literatura nacional a esse respeito.

E foi esse um dos motivos pelos quais achamos incrível o lançamento do livro “A história da bolsa”, da Editora Matrix. O outro motivo foi porque sua autora, Dhora Costa, foi professora da Cami Danieletto, da equipe do blog, e da Maria Fernanda Sodré, nossa colaboradora.

E o blog não podia deixar de ir à noite de autógrafos do livro, que já estamos lendo e que nos renderá muitos posts na seção “história pouca é bobagem“:

Mas esse nosso encontro não gerou somente um autógrafo e fotos. Dhora Costa gentilmente concedeu, por email, uma mini entrevista para o blog:

Como surgiu a ideia da pesquisa e do livro?

Dhora Anna Maria Aglio (uma aluna do meu ateliê Modaimagem que cursou Design de Acessórios) me apresentou ao editor Paulo Tadeu da editora Matrix. Paulo estava procurando um profissional de moda que entendesse de acessórios para escrever A história das bolsas, uma vez que não existe quase ou nada escrito em português (só temos um livro Malas – de Portugal).

A partir do primeiro contato montei uma estrutura para o livro fazendo um recorte de mais ou menos cem anos, período em que a bolsa ganha a conotação que tem hoje. para não ficar só na História das bolsas, pois temia que assunto ficasse meio enfadonho, sugeri falar do contexto histórico e da moda em períodos e dentro deste contexto inclui as bolsas e suas modificações ao longo da história.

Para deixar o livro mais contemporâneo, ao final de cada capítulo acrescentei a história de uma marca que foi fundada ou que teve algo relevante naquela década que a história estava sendo contada. Por isso o livro, além do contexto histórico, traz também o contexto mais contemporâneo. Costumo dizer que o mais importante para mim no livro foi a liberdade que o editor da Matrix me deu para escrever e elaborar o fio condutor da história, foi fundamental. Depois separei do meu acervo umas setenta imagens que enviei à editora. O resultado ficou surpreendente, porque praticamente quase todas as imagens foram aproveitadas e o livro ficou muito bom, rico em conteúdo e imagens.

Qual a importância dessa pesquisa para os estudantes de moda?

Dhora Sou supeita para falar, mas como provavelmente é o primeiro livro em português acaba se tornando fundamental para fornecer elementos de pesquisa para os interessados em acessórios, no caso as bolsas.

Você tem algum outro projeto em desenvolvimento ou outros dos quais participa?

Dhora: Estou desenvolvendo em parceria com Ana Pasternak uma pequena coleção de túnicas e vestidos em linho e escolhendo anéis que serão lançados em novembro, dia 08, na VM - Rua Tumiarú, 48, Paraíso. Anéis são a minha marca pessoal quando me visto, por isso junto com a Ana escolhi umas peças para compor a coleção de verão 2010/2011.

Neste período do ano tenho três bancas de TCC para organizar: UNIFMU – Acessórios; Belas Artes Vestuário e Istituto Europeo de Design (que divido com o estilista Mario Queiroz) também vestuário.

No começo de 2011 já começaremos a organizar a oitava edição da Semana de Moda na Livraria Cultura, que promete muitas novidades.

Gostaria de comentar mais alguma coisa?

Dhora: Ressaltar a importância da pesquisa de moda, pois só assim conseguiremos dar credibilidade a esta área ainda tão incipiente no Brasil


Estamos no twitter, no facebook e no tumblr!

 

Tags:, ,

2 respostas para : A História das bolsas

  1. Dhora foi muito simpática e atensiosa com a equipe, muito obrigada e sucesso com o livro, esta fantástico!

  2. Cássia Ferreira says:

    Olá Dhora,
    Estamos lendo o seu livro e aprendendo muito com ele. Sucesso!